segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Eis como se fabrica uma Fake News



Washinton DC, 18 de Janeiro de 2019, desenrola-se uma marcha "pela vida" e uma outra pelos "povos indígenas." 

Um índio americano veio ao encontro de um bando ruidoso de miúdos de uma escola católica que tinham bonés e t-shirts MAGA (pró-Trump) e que se preparavam para regressar a casa depois de participarem na "marcha pela vida." O índio, percutindo o seu tambor e cantando, colocou-se a poucos centímetros da cara de um dos rapazes e aí permaneceu, batendo o tambor e cantando em cima do rapaz. Este acabou por decidir esboçar um sorriso que, como ele próprio afirmou, foi uma tentativa de assinalar as suas intenções pacíficas. Entretanto, na confusão geral, os rapazes continuavam aos saltos e a cantar — como já estavam a fazer ANTES de o índio se aproximar, — no meio, aliás de outros grupos que se manifestavam nas proximidades.

Antes desta cena, os rapazes já teriam sido abordados por membros de uma seita religiosa negra que lhes lançaram alguns impropérios e que, posteriormente, voltariam a manifestar-se. 

Fake News: com um vídeo bastante curto e uma fotografia onde apenas figura o rapaz a sorrir, explica-se que foram os rapazes a rodear o índio e que estão a troçar do homem. 

Ironicamente, uma das janelas sobre o evento que desmascara esta Fake News (de que aqui se dá a fonte original mas que depois foi reproduzido dentro e fora dos EUA —ex.: CNN) foi um vídeo feito pelos membros da referida seita negra onde se vê o cavalheiro índio aproximar-se e penetrar, a cantar e a tocar, no grupo de adolescentes:


Dupla ironia, num segundo vídeo, que também reproduzo, vê-se os membros da referida seita lançar aos rapazes, e aos "brancos" em geral, insultos homofóbicos.

Pode observar-se nos referidos vídeos muitas outras pérolas do comportamento dos radicais da política identitária de esquerda americana.


O principal grupo étnico e/ou religioso que foi alvo de impropérios e provocações nestas filmagens foram os adolescentes católicos brancos, um fenómeno hoje em dia corrente nos Estados Unidos onde a ideologia identitária neomarxista considera não ser racista criticar ou desfavorecer alguém por causa da cor da sua pele desde que esta seja branca.

Encontro nesta situação o eco de outros relatos semelhantes. O principal estímulo ao qual reagiram o activista índio e os demais "activistas" cujo desempenho está patentes nestes vídeos foi provavelmente a combinação dos símbolos Trumpianos com a extroversão ruidosa dos rapazes.

Embora um dos rapazes tenha perdido as estribeiras e respondido aos comentários xenófobos que um índio lhe estava a gritar ao ouvido com outros comentários no mesmo registo, a generalidade dos rapazes comportou-se com bastante contenção e equilíbrio, muito particularmente o rapaz que permaneceu estoicamente imperturbável, e depois, sorridente, face ao índio a cantar e a bater o tambor a centímetros da sua cara.

Quando a vitimização se sobrepõe a toda e qualquer outra ideia, e a pertença a uma minoria étnica sacralizada no seu estatuto de vítima permite aos seus membros faltarem ao respeito e serem agressivos para com as outras pessoas sem serem sujeitos às consequências dos seus comportamentos, é razoável estimar que, mais tarde ou mais cedo, a maré vai mudar e o feitiço vai voltar-se contra o feiticeiro. 

A linguagem que está a ser usada pela esquerda radical identitária é uma linguagem racista e xenófoba cultivada agora no quadro da inversão da relação maioria/minorias, uma relação de onde, aliás, essa linguagem estava a desaparecer a ritmo acelerado. A sua recuperação pela inversão dos termos é um fenómeno totalitário clássico estudado e documentado pelo etnólogo Robert Jaulin na sua obra L'Univers des Totalitarismes.

Aquilo que se apresenta como uma denúncia de supostos preconceitos e discriminações "sistémicos" não passa dos mesmos velhos instrumentos ideológicos de assalto ao poder. As mulheres, os gays, os negros, os índios, os transsexuais ocupam hoje o mesmo lugar que os proletários ocupavam nos anos 30, 40, 50 e 60: um argumento ideológico, uma fonte doutrinária de culpabilização daqueles que se pretende neutralizar atribuindo-lhes a posição do "opressor."

Encontra-se uma ilustração romanesca desta mentalidade nos anos trinta num romance de Georges Bataille, Le Bleu du Ciel, onde o protagonista, um francês, trata como trastes as suas sucessivas companheiras femininas enquanto dilui a sua culpabilidade e "privilégio" no álcool, no sado-masoquismo e orbitando de forma diletante outros militantes, menos diletantes, mais ou menos envolvidos na Guerra Civil espanhola. 

O contraste entre, por um lado, a displicência e inconsciência com que o protagonista trata as outras pessoas e, por outro lado, os seus escrúpulos morais, narcísicos e delirantes, concentrados nos "proletários" e no que os seus amigos militantes podem pensar de si, deplorável membro da classe dominante, parece bizarro e deslocado a um olhar contemporâneo, mas encontramos o seu decalque perfeito na hipocrisia dos que hoje se penalizam publicamente pelo seu "privilégio" e policiam e denunciam o comportamento e palavras dos outros, ao mesmo tempo  que conservam ciosamente os seus privilégios reais.

Apesar da sua juventude, o rapaz que o activista índio resolveu provocar batendo o seu tambor a escassos centímetros da cara dele, resistiu admiravelmente às duas tentações que funcionam como uma tenaz totalitária:

1) Incarnar o papel do opressor que lhe é atribuído, para o que teria bastado o mais pequeno gesto de exasperação;

2) Sucumbir à intimação de culpabilidade que lhe é dirigida pela linguagem vitimária e embaraçar-se com o seu "privilégio" diante da figura sacralizada do índio americano.

Apesar da sua decência, o sorriso com que tentou desarmadilhar a situação foi o pretexto suficiente para que a Associated Press tecesse a sua mentira e uma miríade de outros media fizessem eco da Fake News. Não fossem a ubiquidade dos telemóveis com câmara e as redes sociais, a mentira teria sido mais difícil de desfazer.

Não é decerto por acaso que os bem pensantes nos previnem contra a desinformação que prolifera nas redes sociais. Afinal, estas dificultam-lhes imenso a vida.

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Petição Pública contra o Pacto Global para a Migração






Rejeito terminantemente o “Pacto Global para a Migração” que visa instituir uma série de incentivos suplementares à migração para a Europa, condicionar (ainda mais) a informação pública sobre o tema e limitar a liberdade de expressão. Os resultados catastróficos da migração massiva e da criação de sociedades paralelas estão à vista nos países do norte e centro da Europa Ocidental, apesar da censura sobre estas questões “fracturantes” nos principais media.

A coberto da invocação de direitos humanos, esconde-se atrás deste acordo uma agenda sinistra de ataque à identidade e coesão das nações europeias e de extensão de um poder burocrático imperial que paira sobre os povos europeus como um corpo estranho. Os Portugueses (assim como os demais europeus) devem poder decidir soberanamente a quem querem ou não abrir as portas do seu país, em que condições, em que números, e durante quanto tempo.

A quem quiser, como eu, assinar a petição pública, fica aqui a ligação.

sábado, 17 de novembro de 2018

Baptiste, jovem francês morto com 23 facadas por “refugiado”



A 15 de Setembro um jovem francês chamado Baptiste foi assassinado com 23 facadas quando abandonava um apartamento de um amigo. O atacante, um migrante incomodado com o ruído que vinha do apartamento, rapidamente passou ao acto sem que um acompanhante do jovem o tenha podido impedir.

As histórias trágicas de violência gratuita perpetrado por migrantes multiplicam-se. O pai deste jovem, assassinado por nada, disse-se enojado com o seu país, a França. Ele quis dizer: com as instituições e os detentores do poder no seu país. Aqueles que poderiam parar amanhã completamente o fluxo migratório brutal, legal e ilegal, que tem inundado a França e a Europa com violência, intolerância, e desespero  — um desespero cujo clamor ainda não chegou aos portões das mansões, condomínios e prédios de luxo onde vivem os políticos e as “vozes autorizadas” dos media.

Há 230 anos a fome e o desespero levou o povo a abrir os portões e destronar rei e nobres, entregando, no processo, o poder a gente pouco recomendável.

75% dos Franceses não querem mais imigração enquanto os governantes nada fazem para a impedir e os jornalistas e suas redações auto-censuram-se, silenciando os terríveis problemas associados à migração, ao Islão à presença de uma contra-sociedade crescente que não quer integrar-se e despreza o país de acolhimento. Este cenário é geral no norte da Europa ocidental. A democracia vai funcionando, mas lentamente, dado o bloqueio informativo de um jornalismo enfeudado à esquerda radical e ao politicamente correcto. A Hungria, a República Checa, a Polónia, Áustria e a Itália revoltaram-se já, democraticamente, contra os dictats das intelligentsias. A Dinamarca começou a marcar a sua divergência face ao suicídio europeu.

Os principais defensores do status quo, que mais não é do que o desastre que criaram e não querem reconhecer, estão de saída ou em declínio. Angela Merkel, a chanceler alemã cessante, que traiu a Europa abrindo as suas portas ao mundo sem perguntar nada aos Europeus. Junker, o bêbado cessante que lidera a Europa e se veste de virtude e regras depois de as ter violado todas como primeiro-ministro Belga. Macron, o jovem cansado que despreza o povo e a cultura franceses e a quem, depois de bem enganados na hora de votar, os franceses respondem hoje com o mesmo desprezo, plasmado nas sondagens de opinião.

Em breve os diques do bem pensar não mais poderão conter a revolta de um povo confrontado com problemas bem reais e vitais, como a multiplicação de esfaqueamentos, violações, injúrias e agressões de toda espécie, para não falar de professores que não podem dar matéria porque 25% dos seus alunos os imobilizam com indisciplina, gritos e ameaças, porque, afinal, que conhecimento digno desse nome existe fora das duas capas que encerram o Corão? Os filhos dos governantes e dos jornalistas franceses não sofrem tal sorte nas suas escolas privadas ou liceus privilegiados dos bairros caros de Paris.

O povo está mais uma vez próximo dos portões dos “nobres”, não só na França como nos demais países Europeus onde os problemas silenciados da imigração e do Islão não cessam crescer. Mas a França será um dos mais problemáticos dado a gravidade dos seus problemas e os quase quatro anos que ainda faltam para a possibilidade de mudança de rumo através de meios democráticos ordeiros.

Para os pais de Baptiste, o despertar das elites do seu país virá sempre demasiado tarde.